A TV Brasil apresenta a quarta temporada da aclamada série documental “Parques do Brasil”, com estreia marcada para este domingo, dia 9 de novembro, às 19h. O episódio inaugural leva os espectadores para o coração da Amazônia, em sintonia com a proximidade da COP30, conferência climática da ONU que será sediada em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro.
A nova safra da série é composta por seis episódios semanais, cada um com 26 minutos de duração, que oferecem um olhar profundo sobre as unidades de conservação mais importantes do país. “Parques do Brasil” se propõe a ser um diário de expedição, revelando a beleza singular da fauna e da flora dos biomas brasileiros, embalado por uma trilha sonora original assinada por Flavia Tygel. O conteúdo estará acessível também através do aplicativo TV Brasil Play.
Segundo Antonia Pellegrino, Diretora de Conteúdo e Programação da EBC, “Parques do Brasil” é um programa de grande importância para a emissora. A série, em suas palavras, eleva a audiência e cumpre a missão da EBC de incentivar o pensamento crítico na população. A diretora destaca ainda que a produção coloca a TV pública em diálogo com outras emissoras públicas ao redor do mundo, que também valorizam conteúdos sobre natureza e meio ambiente em suas programações.
Desde seu lançamento em 2018, o programa tem sido fruto de uma colaboração entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A escolha do mês da COP30 para a estreia da nova temporada, segundo Pellegrino, demonstra a força dessa parceria e a contribuição da série para o debate público sobre questões urgentes da atualidade.
A jornada da nova temporada começa no Parque Nacional da Amazônia, acompanhando o curso do Rio Tapajós e apresentando espécies ameaçadas, como a onça-pintada e a ararajuba. Os episódios seguintes levarão o público para o Parque Nacional dos Abrolhos, na Bahia, para explorar a vida marinha; para a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, com seus vales e serras; para as praias e aves de Fernando de Noronha, em Pernambuco; para as dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão; e, por fim, para as grutas e pinturas rupestres do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais.
A ficha técnica da série inclui nomes como Carlos Sanches na direção e produção executiva, Luciana Alvarenga na pesquisa de campo e análise de conteúdo, e Sidney Ferreira na narração.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
