Compartilhe essa Matéria

O deputado federal Ribamar Silva (PODEMOS/SP), membro titular da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, participou na última quarta-feira (5) de um café da manhã especial com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília.

 

O encontro reuniu parlamentares da Comissão de Saúde para discutir melhorias no SUS, redução das filas e ampliação do acesso da população a consultas, exames, tratamentos e medicamentos.

 

Com forte atuação voltada para Osasco e região, Ribamar apresentou ao ministro demandas consideradas urgentes para a população paulista, principalmente relacionadas à demora na entrega de medicamentos, atendimento especializado e acesso mais rápido a tratamentos para pessoas neurodivergentes e pacientes com câncer.

 

Pela primeira vez na história, o Censo do IBGE apontou que o Brasil possui cerca de 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o equivalente a 1,2% da população brasileira. A Região Sudeste concentra aproximadamente 43% desses diagnósticos, aumentando a pressão sobre o sistema público de saúde.

 

Com base nesses índices, estima-se que milhares de famílias em Osasco e na Grande São Paulo convivam diariamente com a necessidade de medicamentos contínuos, terapias e acompanhamento especializado pelo SUS.

 

Durante a reunião, Ribamar pediu atenção especial do Ministério da Saúde para acelerar a liberação e distribuição de medicamentos destinados a pessoas neurodivergentes, além de mais rapidez no atendimento de pacientes oncológicos.

 

“Hoje muitas famílias de Osasco vivem uma verdadeira luta contra o tempo. Mães esperam meses por atendimento, terapias e medicamentos. Saúde não pode ter burocracia acima da vida das pessoas”, afirmou o deputado.

 

Ribamar também destacou a importância de fortalecer programas como o Mais Especialistas para reduzir os gargalos históricos das filas do SUS.

 

“Quem enfrenta um câncer ou precisa de acompanhamento neurológico não pode esperar. Nosso pedido ao ministro Padilha foi claro: precisamos de mais velocidade nos tratamentos e mais dignidade para quem depende da saúde pública”, disse.

 

Segundo dados do IBGE, entre crianças de 5 a 9 anos, o índice de diagnóstico de autismo chega a 2,6% da população, demonstrando o crescimento da demanda por atendimento especializado em todo o país.

 

O ministro Alexandre Padilha ouviu as demandas apresentadas pelos parlamentares e debateu medidas para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde pública.

 

Com base eleitoral em Osasco, Ribamar Silva vem ampliando sua atuação na Comissão de Saúde defendendo pautas ligadas ao fortalecimento do SUS, inclusão de pessoas neurodivergentes e melhoria do atendimento às famílias paulistas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa — Deputado Federal Ribamar Silva (PODEMOS/SP)

Você Também Pode Gostar

Cultura anuncia datas para consultorias públicas da PNAB 2024 com a classe artística e agentes culturais em Osasco

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco iniciará na…

Osasco abre canal de denuncias nos casos de dengue através do WhatsApp da Central 156

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaOs moradores de Osasco agora têm à disposição uma opção…

Brasil x Suíça: Saiba aonde assistir, a escalação, horário e arbitragem

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa Matéria No estádio 974, os brasileiros e suíços se enfrentam…

Osasco abre inscrições para três editais da Lei Aldir Blanc

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco está com…