Compartilhe essa Matéria

De 23 a 26 de janeiro (terça a sexta-feira), das 10h às 16h, o Departamento de Educação para o Trânsito da Semurb (Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri) promove a sétima edição do Programa Brincando nas Férias com a Semurb, no Parque Dom José.

A iniciativa busca levar orientações sobre a segurança no trânsito de forma lúdica e divertida às crianças, que são ótimas multiplicadoras de conhecimento. Mas como se trata de uma atividade voltada a toda a família, a conscientização é destinada a todos.

Durante o Brincando nas Férias, a Semurb cria um cenário personalizado e com grande apelo visual, imitando um circuito de trânsito onde as crianças circulam com bicicletas, aprendendo sobre cada sinal e regra de trânsito. O Programa também traz atividades como teatro de fantoches, desenhos para colorir, jogos e muito mais.

A entrada é franca e toda a família é bem-vinda. 

Duas pistas itinerantes

Este ano a novidade é que haverá duas pistas itinerantes: uma para crianças de 4 a 7 anos com bicicletas de aro 16, e outra maior, para crianças de 7 a 14 anos com bicicletas de aro 20. 

Conscientizar

Para Valter de Oliveira, secretário da Semurb, o Brincando nas Férias é mais uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que se deve ter trânsito, e isso vale tanto para motoristas quanto para pedestres. Aproveitar as férias escolares e a interação familiar para informar pode ser, em sua opinião, uma forma efetiva de prevenção.

“O objetivo é conscientizar a população para a responsabilidade com a segurança viária visando uma mudança de comportamento a fim de reduzir o número de acidentes e óbitos no trânsito”, revela o secretário.

“A realidade do trânsito só mudará quando as pessoas se conscientizarem que muitos hábitos inconsequentes (deixar de usar o cinto de segurança, conduzir veículo após ingerir bebida alcoólica etc.) colocam em risco não somente a integridade física do condutor como de toda a sociedade”, complementa ele.

O Programa oferece vivências de trânsito para crianças, adolescentes e seus acompanhantes, transmitindo instruções de segurança de forma recreativa num ambiente decorado e estimulante. 

Principais atrações: 

Pintura de desenhos;
Jogos diversos;
Teatro de fantoches;
Prática com bicicletas na pista;
Distribuição de material educativo.

Todas as atividades são ministradas por agentes de trânsito, um psicopedagogo e outros servidores da Semurb.

Serviço
Programa Brincando nas Férias com a Semurb
Local: Parque Municipal Dom José
Endereço: rua Ângela Mirella, 500 – Jardim Barueri
Dias: de 23 a 26 de janeiro de 2024
Horário: das 10h às 16h
Entrada franca 

A postagem Programa Brincando nas Férias com a Semurb promove educação de trânsito e diversão  apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Você Também Pode Gostar

Cultura anuncia datas para consultorias públicas da PNAB 2024 com a classe artística e agentes culturais em Osasco

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco iniciará na…

Osasco abre canal de denuncias nos casos de dengue através do WhatsApp da Central 156

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaOs moradores de Osasco agora têm à disposição uma opção…

Jandira: 60 anos celebrados com entretenimento e show da dupla Edson & Hudson

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA comemoração foi totalmente gratuita e alegrou a noite dos…

Cajamar: 2ª Expo Empregabilidade acontece em junho e terá mais de 6 mil oportunidades de emprego

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Expo Empregabilidade 2024 está agendada para os dias 4…