Compartilhe essa Matéria

A participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho tem sido um desafio superado na cidade de Barueri. Isso porque, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) tem realizado, ao longo dos últimos anos, diversas ações que colaboram com a inserção e a ampliação dessas pessoas em postos de trabalho formais. O resultado é visto em números positivos que refletem o compromisso da cidade com a inclusão e a valorização desses profissionais.

 

460 contratações

Desde 2019 o Departamento de Empregabilidade da SDPD, por meio do Programa Incluir, realiza diversas oficinas voltadas ao preparo, a inclusão e a permanência das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para se ter uma ideia, de lá pra cá as ações de empregabilidade da SDPD resultaram em 460 contratações no total. Desde a ampliação de ações, houve um aumento de 89% de pessoas com deficiência que procuraram o serviço e conquistaram emprego com carteira assinada. 

 

Apoio total

O apoio que a SDPD oferece a candidatos e candidatas com deficiência ocorre antes, durante e após a contração, almejando a permanência no emprego. Além de oferecer suporte também às empresas contratantes.

 

“As empresas são grandes parceiras no processo de inclusão. Isso acontece nos encontros com os nossos técnicos, que mostram as possibilidades de contratação e a importância da mudança de olhar para a pessoa com deficiência, assim como a valorizar a potencialidade do candidato e não a sua deficiência”, diz o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (professor Carlinhos).  

 

Ações

As iniciativas que englobam o trabalho realizado pelo Departamento de Empregabilidade vão desde como preparar o candidato para uma entrevista até a avaliação de acessibilidade do posto de trabalho. 

 

Vale destacar que sempre no mês de maio (mês do trabalhador) ocorre o Feirão de Emprego da SDPD para pessoas com deficiência. O evento reúne empresas que atendem candidatos inscritos para diversas áreas. Esse foi o caso de Tatiane Ferraz de Almeida, 35 anos, que tem uma deficiência física e estava desempregada há três anos e conseguiu uma oportunidade por meio do Feirão.

 

“O atendimento da SDPD foi muito bom. Acho essencial para nós, pessoas com deficiência, ter esse tipo de oportunidade para mostrar que somos melhores do que pensamos”, disse Tatiane, que hoje atua como recepcionista em uma multinacional. 

 

“Esse trabalho mudou tudo em minha vida, porque dentro de casa só ficamos limpando, lavando, cuidando de filhos e marido. Agora comecei a trabalhar e tenho meu próprio dinheiro, não fico dependendo somente do dinheiro do meu marido. Um ajuda o outro”, conclui. 

 

As pessoas com deficiência interessadas em conhecer as oportunidades de emprego disponíveis podem procurar o Departamento de Empregabilidade da SDPD, que fica na rua Vereador Isaías Pereira Souto, 175 – Jardim Belval, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou ligar para (11) 4194-4939.

A postagem Barueri é referência na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho  apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar

Educação de Jandira celebra a formatura de cerca de 1.000 alunos da pré-escola

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaO evento marcou a conquista de pequenos grandes talentos que…

Cultura anuncia datas para consultorias públicas da PNAB 2024 com a classe artística e agentes culturais em Osasco

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco iniciará na…

Saúde convoca a população para dose de reforço contra a febre amarela

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaConfira a unidade de saúde mais próxima de sua residência…

Cidades de São Paulo registram diminuição de até 96% nos números de criminalidade com uso de totens de segurança

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaCotia, Diadema e São Vicente estão entre os municípios que…