Compartilhe essa Matéria

É bem provável que você já tenha lido esta frase, pois é frequentemente citada em publicações nas redes sociais. Fiz uma pesquisa para saber quem é o autor original, mas permanece desconhecido. O conteúdo dela é profundo, abordando a importância de nossa história individual e ressaltando nossa incrível capacidade de transformação e autodeterminação.
Quando admitimos “não posso mudar o que fui”, reconhecemos as experiências, as escolhas e as circunstâncias que influenciaram nosso caminho até aqui. Aceitar nosso passado é um importante passo para o autoconhecimento, pois cada acontecimento, sejam eles bons ou ruins, contribuem para a pessoa que somos hoje. Nossos erros, acertos, sucessos e fracassos formam o alicerce sobre o qual estamos construídos.
Agora convido você a uma reflexão sobre a segunda parte da frase: “mas posso construir o que serei”. Ela nos dá um horizonte de possibilidades e esperanças. O passado apesar de importante, não define o nosso futuro. Não podemos mudar o que fomos, as escolhas que fizemos ou as atitudes que tomamos, mas podemos sim, construir o que seremos daqui para frente.
Tudo o que vivenciamos até aqui, nos serve como um aprendizado para caminharmos em direção a um futuro melhor. É um convite a mudança, para a busca constante de conhecimento e crescimento pessoal. Cada dia é uma nova oportunidade de sermos melhores, de fazer escolhas diferentes e de agir de forma mais consciente e positiva.
O futuro ainda é incerto, mas cabe a nós construí-lo da melhor forma possível, com base em nossos valores, sonhos e objetivos. Podemos traçar um novo caminho, escolher novas direções e seguir em frente com coragem e determinação.
Portanto, não se prenda ao que passou, não se culpe pelas escolhas erradas e não se deixe abater pelos fracassos. Cada novo dia oferece uma página em branco, pronta para ser escrita. Olhe para frente, confie em si mesmo e acredite que você tem o poder de construir um futuro brilhante e cheio de possibilidades.
Não importa o que você foi, o importante é o que você será a partir de agora.

Renata Job
Escritora/cronista
Bacharelado em Direito
Especialista em Gestão de Pessoas e
Coordenadora do Centro de Referência da
Assistência Social do Município de Cotia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar

Janeiro chega trazendo novos horizontes e desponta com a promessa de recomeço

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaÉ Janeiro que chega… …e já traz a luz de…

Qual o Limite da Bondade?

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaQual o Limite da Bondade? Ser uma pessoa boa demais…

Precisamos Uns dos Outros: A Importância das Trocas Afetivas em nossas Vidas

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa Matéria  Estamos imersos em uma sociedade que embora cada vez…

As dificuldades podem nos tornar mais fortes

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA vida nos quebra a todos em algum momento, mas…