Hoje acordei com o coração cheio de saudades, lembrando daqueles pequenos momentos que na verdade são cheios de significado e cuja a importância só se entende depois de alguns anos.
Lembrei-me do cheiro de café na casa dos meus pais, do “Bom Dia! Isso são horas de levantar?” (isso era o que minha mãe dizia e hoje me pego dizendo o mesmo para minhas filhas).
Das balas de banana que meu pai sempre tinha em seus bolsos e que fazia a alegria das netas! Os passos vagarosos que ele dava, do seu jeito impecável e elegante, das cochiladas no sofá depois do almoço, o palito de dentes no canto dos lábios e as suas piadas sem graça, que hoje quando recordo, me fazem sorrir.
Ah, e os presentes então! Sempre ficávamos na expectativa, porque uma coisa que meu pai sabia fazer muito bem, era escolher nossos presentes. Tudo muito bonito e de bom gosto. Recordo dele chegando e me chamando por um apelido (que nunca soube o significado) “Nin, me dá um abraço?”
Acordei com saudades dos almoços de domingo, do nhoque da minha mãe, da bagunça na cozinha, a casa cheia, as crianças correndo pra lá e pra cá…
Acordei com saudades do cheiro dos meus pais!
Ah, se a gente pudesse voltar no tempo…
Mas, o tempo é um relógio que não volta. E é exatamente por isso, que devemos valorizar o presente e principalmente a presença dos nossos pais.
Eles são os pilares fundamentais na formação da identidade e do desenvolvimento saudável dos filhos, atuam como os primeiros modelos de comportamento, proporcionando uma base segura e estável a partir da qual a criança começa a explorar o mundo ao seu redor. Esta influência estende-se à promoção de valores, ética e normas sociais.
Através de suas ações e ensinamentos, moldam o entendimento dos filhos sobre o que é aceitável e desejável, ajudando a desenvolver um senso de responsabilidade, amor e empatia.
É claro que algumas relações, pelos mais diversos motivos, podem ser complicadas, outras ausentes e ainda inexistentes, mas sempre existe a possibilidade de recomeçar e escrever uma nova história.
Aos pais que com amor e dedicação educam seus filhos a se tornarem melhores seres humanos eu deixo minha homenagem e o desejo de um Feliz Dia dos Pais.
Renata Job