Compartilhe essa Matéria

Por Elsa Oliveira

Iniciamos mais um ano e, com ele, as campanhas mensais que visam dar atenção à assuntos relacionados a doenças ou condições que afetam diretamente nosso corpo e nosso cotidiano. Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, oJaneiro Branco é uma campanha que tem o propósito de alertar a população sobre a importância de cuidar da mente. Ela enfatiza que, assim como o corpo precisa de cuidados médicos e atenção, a mente também precisa de acompanhamento e tratamento adequado para prevenir e tratar distúrbios psicológicos como a ansiedade, a depressão, e os transtornos de humor, entre outros.

Além de criar um espaço de reflexão, a campanha busca desmistificar o estigma que ainda existe em torno dos transtornos mentais e da psicoterapia, incentivando as pessoas a procurarem ajuda quando necessário e a se engajarem em práticas que promovam o autoconhecimento e o equilíbrio emocional.

O Brasil tem o terceiro pior índice de saúde mental dentro de um ranking com 64 países, à frente apenas do Reino Unido e da África do Sul e 11 pontos abaixo da média geral. É o que mostra a edição do relatório anual do Estado Mental do Mundo, divulgado ano passado. Embora o Janeiro Branco seja uma ação concentrada no mês de janeiro, o ideal é que a conscientização sobre saúde mental seja contínua. Aproveite o início do ano para se perguntar como você está emocionalmente e se existe algo que precise ser cuidado, como o estresse ou a ansiedade. Caso esteja enfrentando dificuldades emocionais ou psicológicas, procure um psicólogo, terapeuta ou psiquiatra. Este pode ser um ótimo momento para iniciar o tratamento.

Muitas cidades promovem palestras, rodas de conversa e atividades que visam o debate sobre saúde mental. Engajar-se em ações como essas pode ajudar a quebrar o tabu sobre o tema. Em Osasco, essas iniciativas são protegidas pela Lei 4859/2017, que instituiu no município o mês “JaneiroBranco”, dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental. Em seu artigo segundo, a lei diz que o Poder Público municipal, em cooperação com a iniciativa privada e outros setores da sociedade civil organizada, realizará campanhas de esclarecimentos e outras ações educativas e preventivas visando à difusão da saúde mental, estimulando a adesão de toda a sociedade no compromisso de discussão a respeito da saúde mental; promovendo discussões, debates e iniciativas, convocando toda a sociedade a exercitar a cidadania em prol das questões relativas a saúde mental; eincluindo nos eventos, calendários, ações e atividades que forem realizados no decorrer do mês, informações e mensagens educativas com foco na saúde mental, buscando a conscientização de toda sociedade.

O Janeiro Branco é uma campanha fundamental para a construção de uma sociedade mais saudável, que reconheça a importância da saúde mental e busque cuidados preventivos e tratamentos adequados. Ao refletirmos sobre o cuidado com a mente, temos a oportunidade de promover um futuro mais equilibrado, onde as pessoas possam viver com mais qualidade de vida e bem-estar emocional. Lembre-se: cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, e nunca é tarde para começar esse processo de autocuidado e reflexão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar

Cultura anuncia datas para consultorias públicas da PNAB 2024 com a classe artística e agentes culturais em Osasco

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco iniciará na…

Brasil x Suíça: Saiba aonde assistir, a escalação, horário e arbitragem

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa Matéria No estádio 974, os brasileiros e suíços se enfrentam…

Osasco abre inscrições para três editais da Lei Aldir Blanc

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco está com…

Laércio Mendonça assume cadeira na Câmara de Osasco

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaCom a ida de Ribamar Silva para a Secretaria da…