Compartilhe essa Matéria

Proposta institui Dia dos Jogos Adaptados da Terceira Idade de Osasco (JATIO)

O Plenário da Câmara Municipal de Osasco aprovou nesta terça-feira (11), durante a 2ª Sessão Ordinária, uma proposta que visa incentivar a prática de esportes, recreação e lazer entre pessoas com mais de 60 anos. 

De iniciativa do vereador Délbio Teruel (União), o Projeto de Lei 47/2024 institui no Calendário Oficial da cidade o Dia do JATIO – Jogos Adaptados da Terceira Idade de Osasco. 

O autor usou a Tribuna para explicar o projeto, que foca na melhoria da qualidade de vida da terceira idade, por meio da prática desportiva. “O que nós pretendemos é incluir a quinzena em que se realiza o evento no Calendário Oficial da cidade, torná-lo uma data marcada para sempre na história da cidade e garantir sempre a sua realização anual”, disse.

Criado em 2017, o JATIO é uma competição esportiva para a terceira idade que reúne participantes de Osasco e de municípios vizinhos. Na última edição, promovida em 2024, foram 14 modalidades esportivas e o evento contou com a presença de atletas de Osasco, cidades da região Oeste da Grande São Paulo e do ABCD.

Durante o processo de discussão da pauta, vereadores usaram a tribuna para declarar apoio ao projeto e frisaram a importância de ações de inclusão e promoção de saúde e bem-estar aos idosos. 

Outro ponto debatido foi o envelhecimento da população no Brasil e no mundo – fato que agrava problemas como solidão e abandono na terceira idade. “É de extrema importância que nós tenhamos um olhar diferenciado para os nossos idosos”, declarou o vereador Alexandre Capriotti (PL).

Os vereadores aprovaram o projeto em primeiro turno, em votação simbólica e, antes de ser encaminhado para apreciação do prefeito Gerson Pessoa (Podemos), ele deve passar por nova votação na sessão da próxima quinta-feira (13).

Outros projetos

O plenário também aprovou outros dois projetos de decreto legislativo (PDL) de autoria da vereadora Lúcia da Saúde (Pode) nesta terça-feira.

O PDL 34/2024 trata da concessão de Cartão de Prata à professora e escritora Rosângela Moura. Já o PDL 49/2024 dispõe sobre a concessão da mesma honraria ao pastor Elias Gomes, da Igreja Pentecostal Ato de Fé. As duas propostas receberam 18 votos favoráveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar

Cultura anuncia datas para consultorias públicas da PNAB 2024 com a classe artística e agentes culturais em Osasco

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco iniciará na…

Brasil x Suíça: Saiba aonde assistir, a escalação, horário e arbitragem

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa Matéria No estádio 974, os brasileiros e suíços se enfrentam…

Osasco abre inscrições para três editais da Lei Aldir Blanc

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco está com…

Laércio Mendonça assume cadeira na Câmara de Osasco

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaCom a ida de Ribamar Silva para a Secretaria da…