Compartilhe essa Matéria
Osasco confirmou, mais uma vez, seu título de Maior Cachorro-Quente Contínuo do Brasil no último sábado, 22 de fevereiro. A certificação, realizada pela Ranking Brasil, aconteceu durante o evento de montagem do lanche no Calçadão da Rua Antônio Agú. A cidade superou os recordes dos dois anos anteriores, solidificando ainda mais sua posição como a “capital do cachorro-quente”, prato que foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural e imaterial de Osasco.
Este feito marca um momento significativo para a cidade, que celebra seus 63 anos de emancipação político-administrativa.
Além disso, Osasco também atingiu a marca de Maior Distribuição de Cachorro-Quente, com a entrega de mais de 8 mil lanches – o dobro do número alcançado no primeiro evento, realizado em 2022.
O prefeito Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gabi Pessoa, realizou o corte simbólico do cachorro-quente e deu início à distribuição dos kits (cachorro-quente e coca-cola) para o público presente, que compareceu em grande número. Em seguida, o prefeito e a primeira-dama receberam o prêmio das mãos de Luciano Candari, sócio-proprietário da Ranking Brasil, e Marcelo Alves Geraldes, CEO da MM Foods.
O cachorro-quente de 63 metros foi preparado com 5 pães de 10 metros e 1 de 13 metros, 2.800 salsichas, 200 kg de purê, 10 kg de batata palha, 40 litros de ketchup, 40 litros de mostarda e 10 kg de queijo ralado.
Para alcançar os recordes, o evento contou com o apoio de mais de 400 voluntários e uma equipe especializada composta por 30 profissionais, incluindo padeiros, nutricionistas, supervisores, técnicos em panificação e 60 dogueiros. Além disso, foram essenciais os apoios logísticos e de segurança, com a participação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, SAMU, Vigilância Sanitária, SABESP, e a colaboração dos lojistas.
O evento também contou com a parceria da iniciativa privada, de empresas como FEMSA Coca-Cola, MMFoods, Cêpera, APAS (Associação Paulista de Supermercados), ACEO (Associação Comercial e Empresarial de Osasco), Terrinha Alimentos, Osasco Audax, entre outros.
O prefeito Gerson Pessoa ressaltou o potencial de Osasco e anunciou que, no próximo ano, o evento contará com uma novidade no kit. Além do cachorro-quente e da Coca-Cola, haverá uma sobremesa para complementar a experiência. “Osasco tem o melhor cachorro-quente do Brasil. Temos muito orgulho do nosso lanche, mas também das diversas políticas públicas que têm dado certo em nossa cidade. Osasco é uma cidade marcada por grandes obras e conquistas. Hoje, somos a principal cidade da Grande São Paulo e uma das mais relevantes do Brasil. No próximo ano, temos um desafio, vamos adicionar um diferencial ao kit, uma sobremesa. Temos sempre que aprimorar e o que está bom pode melhorar”, afirmou.
O prefeito destacou ainda o potencial econômico do município e agradeceu a todos os envolvidos para o sucesso do evento, ao Legislativo Municipal, na representação do presidente Carmônio Bastos e da vereadora Stephane Rossi; do ex-prefeito Rogério Lins, que foi prestigiar a celebração; patrocinadores; voluntários e a população. “Temos a segunda maior economia do estado e o 7º maior PIB do país, o que demonstra o imenso potencial de Osasco. Como deputado estadual, pude contribuir muito para o crescimento de nossa cidade e tenho a certeza de que vou honrar todos os votos que recebi. A minha missão é garantir que Osasco continue no caminho certo. O legado deixado pelo ex-prefeito Rogério Lins é indiscutível, e hoje temos a obrigação de seguir construindo uma cidade cada vez melhor – e isso vai acontecer! Essa é a nossa missão. Viva Osasco!”, concluiu.
Ao final do ato oficial, o prefeito fez um agradecimento especial à Associação dos Dogueiros de Osasco e ao Sr. Wagner, que trabalha como dogueiro na cidade há 43 anos. “Em nome do Sr. Wagner, estendemos nossos agradecimentos a todos os dogueiros de Osasco, pois essa categoria contribui muito para o empreendedorismo e fortalece a economia local.”
O munícipe Pedro Leite adorou a ideia. Ele está há dois anos em Osasco e fez questão de participar do evento. “Cheguei cedo, tudo foi muito tranquilo e bem organizado. Posso afirmar com certeza que o cachorro-quente de Osasco é o maior e o melhor. Ter mais um diferencial, como a sobremesa, será excelente”, comentou.
“Nosso cachorro-quente é o melhor, não tem igual. Já viajei por diversos lugares, e nenhum lugar consegue se comparar ao cachorro-quente de Osasco”, afirmou Rose Rodrigues, moradora do Bela Vista há 50 anos.
A moradora do Jardim Conceição há 25 anos, Vanite Vitória, também elogiou o lanche local. “Vim com meu filho Thiago para garantir nosso kit. Além de saboroso, o cachorro-quente de Osasco é uma verdadeira iguaria. Amo muitas coisas aqui na cidade. Cheguei a morar em outro município, mas fiquei só por oito meses, não gostei e voltei para Osasco”, relatou.
Osasco é conhecida como a capital do cachorro-quente pela quantidade de carrinhos do lanche espalhado pelos centros comerciais. Há cachorro-quente para todos os gostos: duas salsichas ou três, no prato, na marmita, de metro, e com todos os acompanhamentos. O lanche é reconhecido como patrimônio cultural e imaterial de Osasco pela Lei nº 5.279/2023. “Este evento é muito importante, pois consolida Osasco como a capital do cachorro-quente e fomenta o desenvolvimento local e o empreendedorismo”, reforça a secretária de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide), Talita Bottas.

A postagem Osasco bate recordes e confirma títulos de Maior Cachorro-Quente e Maior Distribuição do Brasil apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

​ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar

Cultura anuncia datas para consultorias públicas da PNAB 2024 com a classe artística e agentes culturais em Osasco

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco iniciará na…

Brasil x Suíça: Saiba aonde assistir, a escalação, horário e arbitragem

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa Matéria No estádio 974, os brasileiros e suíços se enfrentam…

Osasco abre inscrições para três editais da Lei Aldir Blanc

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco está com…

Laércio Mendonça assume cadeira na Câmara de Osasco

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaCom a ida de Ribamar Silva para a Secretaria da…