Compartilhe essa Matéria
Créditos: Eduardo Soares
A Prefeitura e a Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO) se reuniram quinta-feira, 15/5, na sede da entidade ( Avenida Dionysia Alves Barreto, 701, Vila Osasco ), termo de cooperação promovendo fomentar o desenvolvimento local das micro e pequenas empresas, por meio de ações conjuntas nas áreas de tecnologia e inovação.
Durante o evento, denominado Conexão para o Desenvolvimento Econômico, a Secretaria Executiva de Inovação e Tecnologia (Setide) apresentou a empresários e empreendedores individuais seu plano de trabalho para o início da construção e elaboração das ações a serem desenvolvidas.
Segundo a secretária Executiva de Inovação e Tecnologia, Talita Bottas, a parceria visa fomentar o desenvolvimento sustentável, por meio da “conexão de pessoas, ideias e oportunidades”.
Além dela, participaram do evento o prefeito Gerson Pessoa, o vice Lau Alencar, os secretários de Finanças, Pedro Sotero, de Planejamento e Gestão, Eder Máximo, de Governo, Luciano Camandoni, e o presidente da ACEO, Marcos Gabriel Atchabahian.
De acordo com o plano apresentado por Setide, entre outras ações da prefeitura facilitarão e ampliarão os serviços aos micro e pequenos empreendimentos estão previstos:
– Implementar o observatório de desenvolvimento e boletim de desenvolvimento econômico e empreendedorismo.
– Plano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável para Osasco.
– Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico.
– Implementar novo Fórum de Desenvolvimento Econômico.
Já no âmbito da Casa do Empreendedor ( Rua Dr. Mariano Jatathy Marcondes Ferraz, 260 , Centro) a ideia é descentralizar e facilitar o atendimento ao empreendedor da seguinte forma:
– Novas unidades para descentralizar a formalização de negócios.
– Casa do Empreendedor móvel em todas as regiões da cidade.
– Simplificação do processo de abertura de novos negócios.
– Implantar na Casa do Empreendedor um núcleo de atendimento fiscal; banco do povo; letrasmento digital e cursos de coworking público.
– Uso do WhatsApp com IA (Inteligência Artificial) para tornar a experiência do empreendedorismo mais resolutiva e criar um manual digital com a carta específica de serviços.
A ideia também é fomentar a “cultura empreendedora” com a realização da feira do empreendedor e empreendedora, coworking e capacitação de cultura empreendedora nas unidades da Prefeitura, e criação do programa cultura empreendedora nas escolas.
“A maioria na cidade é de micro e pequenas empresas, então é importante que esses empreendedores saibam como podem atuar para gerenciar melhor seu negócio e como lidar com os serviços oferecidos pela prefeitura em relação às suas necessidades”, disse o presidente da ACEO, que assinou o termo de cooperação juntamente com Gerson Pessoa, Talita Bottas e Luciano Camandoni.
“Osasco é a segunda economia do Estado. É preciso unir esforços para mantermos essa pujança e que os pequenos empreendedores também conheçam as políticas públicas da prefeitura que os ajudem a facilitar seu dia a dia de negócios”, comentou o prefeito.
Na escala econômica nacional, Osasco possuía em 2024 o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e o sétimo do país (maior entre as não capitais). O município tem o segundo maior comércio de rua do Estado (fica atrás apenas da Rua 25 de março, na capital) e conta com 74 mil empresas ativas (crescimento de 12% ao ano).
No ano passado a cidade gerou 111 mil empregos e foram abertas no município 5 mil novas empresas. Do total de trabalhadores, 54% são homens e 46% mulheres (elas são maioria, 52%, no setor de serviços). O tempo médio para abertura de uma empresa em Osasco é de 1 hora.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar

Cultura anuncia datas para consultorias públicas da PNAB 2024 com a classe artística e agentes culturais em Osasco

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco iniciará na…

Jovens de Osasco brilham no Concurso Pequena Miss Brasil 2025

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaPolyana Liz conquista a faixa de Princesa Pequena Miss Brasil…

Osasco abre inscrições para três editais da Lei Aldir Blanc

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco está com…