Redação
Compartilhe essa Matéria

A Prefeitura de Barueri intensificou seu Programa de Recapeamento Asfáltico em 2025, ultrapassando a marca de 30 quilômetros de vias revitalizadas até setembro. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Obras, visa modernizar a infraestrutura da cidade, proporcionando mais segurança e fluidez ao trânsito local.

O projeto, que abrange diversos bairros do município, foca em regiões de alta densidade populacional e grande circulação de veículos. As obras consistem na remoção do asfalto deteriorado, aplicação de nova camada asfáltica e revitalização de guias, sarjetas e tampões das redes de esgoto e águas pluviais.

Atualmente, o recapeamento concentra-se na região Centro/Aldeia de Barueri, área que abriga importantes instituições como a Câmara Municipal, Fatec, Senai e Etec. Entre as vias beneficiadas estão a Alameda Wagih Salles Nemer e as ruas Carlos Capriotti e Raul Makaiossi Honda. No Bairro Silveira, a Avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão também recebe melhorias.

Neste ano, outras importantes vias da região Centro/Aldeia já foram contempladas, incluindo as ruas General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, Acre e José Maria Balieiro, bem como a Avenida da Aldeia. No eixo central, a Via Marechal Rondon e a Rua Anhanguera também passaram por recapeamento.

Além do Centro/Aldeia e Silveira, outros bairros também estão sendo beneficiados pelo programa, como o Parque dos Camargos, Jardim do Líbano, Parque Viana, Jardim Califórnia, Jardim Mutinga, Parque Imperial, Parque Ribeiro de Lima, Jardim Paulista, Jardim São Vicente de Paula e Vila Morellato.

Para complementar as obras de recapeamento e reforçar a segurança viária, a prefeitura está implementando sinalização horizontal e vertical, incluindo a instalação de lombadas e faixas de travessia para pedestres. Em pontos estratégicos, também estão sendo implantadas linhas divisórias de fluxo para otimizar o tráfego.

O serviço de pavimentação integra ainda projetos viários previstos para os próximos anos, como o prolongamento da Avenida Barueri-Mirim, na Vila Márcia; o trecho entre a Avenida Ceci (Tamboré) e a Rua Tomé de Souza (Parque Imperial); e a nova via que ligará a Avenida Pirarucu (Aldeia de Barueri) ao município de Carapicuíba.

Fonte: jornaldigitaldaregiaooeste.com.br