G1
Compartilhe essa Matéria

Campinas tem enfrentado um aumento significativo no número de veículos abandonados em suas vias. Dados da Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec) revelam que, de janeiro a outubro de 2025, foram emitidas 691 notificações, ultrapassando o total de 634 registros de todo o ano de 2024. Essa estatística alarmante representa uma média de 2,2 notificações diárias em 2025, em comparação com 1,7 em 2024.

Apesar do aumento nas notificações, o número de veículos recolhidos ao Pátio Municipal em 2025 foi de 63, enquanto em 2024 esse número chegou a 75, o que corresponde a uma média de seis carros por mês.

Moradores da Rua Professor Maurício Francisco Ceolin relatam que o problema tem se intensificado. Segundo eles, há uma média de seis a sete veículos abandonados apenas nessa rua. As queixas incluem o acúmulo de água parada, obstrução de vagas de estacionamento e a preocupação com a falta de informações sobre os proprietários desses veículos.

Um veículo é considerado abandonado quando apresenta características como a falta de vidros, pneus, rodas, luzes de sinalização, motor, câmbio, ou ainda quando está enferrujado e sem placa, além de outros sinais de deterioração.

O abandono de veículos também pode ter implicações criminais. O delegado José Roberto Mecherino Andrade explica que a Polícia Civil é acionada quando essa situação é detectada, pois muitos veículos são produtos de furto, roubo, apropriação indébita ou estelionato. Nesses casos, o veículo é removido para o pátio da Polícia Civil e são realizados os procedimentos legais para a devolução à vítima ou à seguradora.

A legislação municipal prevê que veículos sem condições de circulação, que permaneçam nas vias por mais de cinco dias, sejam removidos ao Pátio Municipal. A Emdec tenta notificar o proprietário antes da remoção, fixando um adesivo no veículo. Após a notificação, o proprietário tem cinco dias para remover o carro. Se o prazo não for cumprido, o veículo é encaminhado ao Pátio Municipal.

Para recuperar o veículo, o proprietário deve arcar com todas as despesas, como taxas, remoção, estadia, multas de trânsito e licenciamento. Se o veículo não for resgatado em 90 dias e não houver impedimento legal, ele é encaminhado para leilão. Veículos inservíveis, carcaças e sem placa são removidos pela Emdec após cinco dias da notificação. Veículos relacionados a crimes são direcionados ao pátio da Polícia Civil.

Fonte: g1.globo.com

Você Também Pode Gostar

Meningite se alastra na baixada santista: casos disparam e mortes preocupam

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Baixada Santista, no litoral paulista, enfrenta um surto de…

Jovem morre atropelada por motorista suspeita de embriaguez em são paulo

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaJovem de 25 anos perdeu a vida em um trágico…

Prefeito de campo limpo paulista gera indignação ao ridicularizar paciente com câncer

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaO prefeito de Campo Limpo Paulista, Adeildo Nogueira, provocou forte…

Polícia civil desmantela rede de tráfico e prende seis em bom jesus dos perdões

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaUma operação da Polícia Civil resultou na prisão de seis…