A comunidade de Peri-Peri, em Montes Claros, celebra a reinauguração da Escola Municipal Joaquim Rodrigues da Rocha, após um processo de reforma e ampliação liderado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o prefeito Guilherme Guimarães e o vice Otávio Rocha, além de secretários, servidores, vereadores e moradores locais.
O projeto, executado com recursos próprios da Prefeitura e sem a necessidade de terceirização, demonstra o compromisso da administração com a educação pública de qualidade, priorizando o respeito, a valorização humana e a transformação social através do conhecimento. A iniciativa busca, segundo a gestão municipal, melhorar o ambiente escolar e torná-lo mais atrativo para os alunos, incentivando a permanência e o aprendizado.
Para moradores como o casal de agricultores Francielle Aparecida e Bruno Silva Rocha, a reforma representa um avanço significativo para a comunidade, que tem experimentado melhorias em áreas como saúde, educação e infraestrutura, incluindo a pavimentação asfáltica. Eles enfatizaram que esses investimentos contribuem para evitar o êxodo rural e fortalecer o sentimento de pertencimento dos moradores. O casal tem um filho em idade escolar que estudará na escola reformada.
Manoel Ferreira da Rocha, presidente da Associação dos Moradores de Peri-Peri e filho de Joaquim Rodrigues (que dá nome à escola), reconheceu as mudanças positivas que a comunidade tem vivenciado nos últimos anos, impulsionadas pelas ações das administrações municipais recentes. Ele destacou tanto a infraestrutura, com o asfaltamento de ruas, quanto a melhoria dos serviços de saúde e educação.
Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Osmani Barbosa Neto, a administração municipal tem dedicado a mesma atenção tanto à zona urbana quanto à rural, implementando melhorias em áreas como pavimentação, saúde e educação em ambas as localidades.
O secretário municipal de Educação, Charles Gutemberg Alencar Soares, enfatizou que a reforma e ampliação da escola foram realizadas com a expertise dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação e sob a supervisão dos técnicos da Prefeitura, o que resultou em uma redução significativa nos custos do projeto.
A história da escola remonta a 1974, quando era conhecida como Escola Municipal Santo Antônio e operava em condições precárias. Em 1984, Dona Senhorinha Rodrigues doou um terreno para a construção de uma nova escola. Como Dona Senhorinha ainda estava viva, a escola não pode ser nomeada com o nome dela, e assim homenageou seu filho, Joaquim Rodrigues da Rocha, falecido aos 40 anos, que era um homem dedicado à família e ao trabalho na terra. Atualmente, a Escola Municipal Joaquim Rodrigues da Rocha é um importante centro de ensino na comunidade de Peri-Peri.
Fonte: g1.globo.com
