© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Na última terça-feira, 20, o ministro Marco Aurélio Belizze, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), promoveu um encontro com representantes da Meta e das campanhas dos candidatos à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro. A reunião foi convocada em resposta à recente decisão do TSE que proíbe a Meta de limitar a visibilidade de postagens relacionadas aos candidatos.

Contexto da Reunião

O encontro teve como principal objetivo garantir a transparência e a equidade na cobertura das candidaturas nas plataformas digitais da Meta, que incluem Facebook, Instagram e WhatsApp. O ministro Belizze enfatizou a necessidade de isonomia nas postagens, um ponto crucial para a integridade do processo eleitoral.

Posicionamento da Meta

Durante a reunião, a Meta se defendeu, afirmando que não existe tratamento desigual entre as candidaturas. A empresa já havia enviado uma manifestação ao TSE, reiterando seu compromisso com as regras eleitorais vigentes. Na semana anterior, o tribunal havia, por unanimidade, mantido a decisão que proíbe a restrição de postagens sobre os candidatos, após um alerta do PT sobre falhas na geração de conteúdo.

Decisão do TSE

O TSE determinou que a Meta deve abster-se de aplicar qualquer medida que limite a distribuição de conteúdo, como exclusão de recomendações ou restrições em buscas. A decisão foi motivada por relatos de que enquanto a produção de conteúdos sobre Lula era restringida, a de Flávio Bolsonaro estava liberada.

Compromissos da Meta

Em resposta às acusações e seguindo as diretrizes do TSE, a Meta anunciou que proibiu temporariamente a recomendação de candidatos e a geração de imagens associadas a eles. A empresa também implementou medidas adicionais para garantir que apenas os nomes e números de urna dos candidatos não gerassem conteúdos gráficos.

Este movimento da Meta reflete a seriedade com que a empresa está tratando as regras eleitorais brasileiras, buscando assegurar um ambiente mais justo para todos os participantes do pleito.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br