© TV Brasil
Compartilhe essa Matéria

Neste domingo, o programa Samba na Gamboa presta um tributo especial a Luiz Carlos da Vila, compositor que faleceu em 20 de outubro de 2008, às vésperas do aniversário de 17 anos de sua morte. A edição inédita, que vai ao ar na TV Brasil, às 13h, resgata histórias e sucessos marcantes da carreira do sambista.

Para homenagear a obra do artista, a apresentadora Teresa Cristina recebe o cantor, compositor e violonista Cláudio Jorge, amigo e parceiro musical de Luiz Carlos da Vila. A conversa, permeada por canções que marcaram a trajetória do homenageado, promete emocionar os fãs do samba.

Luiz Carlos da Vila é lembrado por sua importante contribuição à ala de compositores da escola de samba Vila Isabel, agremiação que inspirou seu nome artístico. Além disso, o artista frequentou a roda de pagode do Cacique de Ramos nos anos 1970, onde ajudou a formatar um novo jeito de fazer samba carioca, revolucionando a música popular. Ele também contribuiu com letras para o grupo Fundo de Quintal.

No programa, Teresa Cristina e Cláudio Jorge conversam sobre a importância de Luiz Carlos da Vila para a cultura popular. “Era um compositor fantástico. Entre os poetas brasileiros, acredito que ele era o único que criava imagens que os outros não conseguiam”, define Cláudio Jorge, que produziu discos do sambista, gravou um álbum em parceria e até disputou samba-enredo ao seu lado. “Luiz Carlos da Vila foi uma luz para quem teve a oportunidade de conviver com ele. Era uma pessoa doce, de humor sofisticado. Sofro até hoje pela sua ausência”, completa o cantor sobre o amigo, que faleceu aos 59 anos devido a complicações de um câncer de intestino.

Entre os sucessos que serão interpretados no programa estão o hino “O Show tem que Continuar”, composto por Luiz Carlos da Vila em parceria com Arlindo Cruz e Sombrinha, além de “Além da Razão” e “Fogueira de Uma Paixão”. O especial também relembra “Kizomba, Festa da Raça”, samba-enredo campeão da Vila Isabel no carnaval de 1988, composto por Luiz Carlos com Rodolpho de Souza e Jonas Rodrigues.

O repertório escolhido para o Samba na Gamboa inclui ainda outras canções do artista, como “Beleza Pura” e “Princípio do Infinito”, que embalam o bate-papo entre Teresa Cristina e Cláudio Jorge.

O Samba na Gamboa, produção original da emissora pública, é palco para grandes intérpretes do samba, nomes consagrados do gênero e ícones da MPB. O programa, que teve sete temporadas com Diogo Nogueira entre 2008 e 2018, continua a ser exibido na grade da emissora.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Você Também Pode Gostar

Cultura anuncia datas para consultorias públicas da PNAB 2024 com a classe artística e agentes culturais em Osasco

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco iniciará na…

Cidades de São Paulo registram diminuição de até 96% nos números de criminalidade com uso de totens de segurança

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaCotia, Diadema e São Vicente estão entre os municípios que…

Saúde convoca a população para dose de reforço contra a febre amarela

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaConfira a unidade de saúde mais próxima de sua residência…

Osasco abre canal de denuncias nos casos de dengue através do WhatsApp da Central 156

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaOs moradores de Osasco agora têm à disposição uma opção…