Compartilhe essa Matéria

É o que revela levantamento do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), baseado em dados das regionais do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)

No primeiro semestre de 2024, as exportações referentes à região da Diretoria do Ciesp de Cotia, que também abrange os municípios de Araçariguama, Embu, São Roque, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, registraram US$ 200 milhões, um decréscimo de 18,3% na comparação interanual. Mas as importações somaram US$ 837,9 milhões, o que significa crescimento de 15,8% frente ao mesmo período do ano passado.

Os principais produtos exportados foram matérias albuminoides, colas e enzimas (16,9%), ferro fundido, ferro e aço (13%) e plásticos e suas obras (11,5%). As importações concentraram-se em produtos farmacêuticos (38,2%), máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (8,1%) e químicos orgânicos (7,9%).

No período analisado, os principais destinos das exportações de Cotia foram os Estados Unidos (13,7%), Argentina (12,8%) e Bélgica (12,8%). As compras da regional tiveram como principais origens os Estados Unidos (21,9%), China (15,8%) e Suécia (11,4%).

Rafael Cervone, presidente do Ciesp e primeiro vice-presidente da Fiesp, salienta que “a indústria, cujo avanço e fortalecimento temos defendido perante o governo, pode contribuir de modo cada vez mais significativo para ampliação das vendas internacionais, tanto em volume quanto pelo fato de incluir produtos de alto valor agregado na pauta de exportações”. Ele lembra, também, que o Ciesp presta assessoria na área do comércio exterior às empresas associadas. Portanto, basta entrar em contato com a Diretoria Regional ou com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3549-3232 ou e-mail: atendimento@ciesp.com.br .

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar

Cultura anuncia datas para consultorias públicas da PNAB 2024 com a classe artística e agentes culturais em Osasco

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco iniciará na…

Saúde convoca a população para dose de reforço contra a febre amarela

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaConfira a unidade de saúde mais próxima de sua residência…

Cidades de São Paulo registram diminuição de até 96% nos números de criminalidade com uso de totens de segurança

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaCotia, Diadema e São Vicente estão entre os municípios que…

Barueri abre novos cursos de geração de renda 

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa Matéria A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri…