Compartilhe essa Matéria

O Oeste paulista se fortalece com a entrada inédita da maior cidade do País no maior consórcio intermunicipal brasileiro

O prefeito da Capital, Ricardo Nunes (MDB), participou de uma reunião com os prefeitos do CIOESTE – agora oficialmente composto por 14 municípios – na tarde desta quinta-feira, 10 de abril. Nunes foi recepcionado pelo presidente da entidade, prefeito de São Roque, Guto Issa, e pelos demais chefes do Executivo que integram o Consórcio: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Ibiúna, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista, São Roque e, agora, São Paulo.

Também participaram do encontro o deputado estadual Rogério Santos, o secretário executivo do Consórcio, Jorge Lapas, além de outras autoridades regionais. Nunes esteve acompanhado pelo secretário municipal de Esportes da Capital, Rogério Lins (ex-prefeito de Osasco), pelo secretário de Governo, Édson Aparecido, e por outros integrantes da gestão paulistana.

Durante a reunião, Guto Issa apresentou as principais frentes de atuação do Consórcio, bem como as iniciativas previstas para 2025, e celebrou a adesão oficial da cidade de São Paulo ao CIOESTE. Ele destacou que, com cerca de 3 milhões de habitantes e participação de 3% no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, os municípios do bloco representam cerca de 10% do PIB do Estado de São Paulo, somando um PIB nominal estimado em R$ 200 bilhões. Com a entrada da Capital, os índices do Consórcio devem atingir novos patamares de representatividade e impacto regional.

“Em abril vamos receber o ministro Gilmar Mendes e o procurador-geral da República, Dr. Paulo Gonet”, adiantou o presidente do Consórcio.

Os prefeitos comemoraram a chegada da Capital, que fortalece a atuação conjunta em áreas como saúde, segurança, desenvolvimento urbano, inovação e tecnologia. Agora, com 14 cidades oficialmente consorciadas, o CIOESTE se consolida como a maior força de cooperação institucional da Região Metropolitana.

O secretário Rogério Lins destacou o potencial dessa integração. “O CIOESTE ficará ainda mais forte aliado à Prefeitura da Capital. Tenho certeza de que todos ganharemos ao compartilhar experiências com a cidade de São Paulo”, afirmou, propondo ainda a realização de uma caravana de prefeitos para conhecer de perto o Programa Smart Sampa – um moderno sistema de monitoramento com câmeras inteligentes, voltado à prevenção de crimes e localização de pessoas desaparecidas.

Em sua fala, Nunes abordou temas como desestatização, reforma tributária, projetos estruturantes e investimentos nas áreas de saúde e segurança pública. Ele agradeceu a recepção e destacou a importância de participar de um espaço de articulação regional.

“Quero aprender muito com vocês e coloco a Prefeitura da Capital à disposição de todos. Hoje, temos quatro subprefeituras que fazem divisa com cidades do CIOESTE, e essa proximidade territorial reforça ainda mais a importância dessa união”, concluiu.

Prefeito da Capital destaca integração regional e elogia condução do Consórcio

Durante sua participação na reunião, o prefeito Ricardo Nunes destacou a importância da aproximação entre São Paulo e os municípios do CIOESTE como uma aliança estratégica em defesa da população e da melhoria da qualidade de vida nas cidades.

“Essa união de forças é fundamental. Há muitos temas em comum entre a Capital e os municípios do Consórcio: PEC 66, reforma tributária, debate sobre as polícias municipais, repasses do governo federal — especialmente na saúde, cujo percentual tem diminuído, impactando diretamente os municípios”, afirmou.

Nunes também reforçou a relevância da segurança pública como uma das principais preocupações atuais e destacou o Programa Smart Sampa, desenvolvido em São Paulo. “O sistema oferece um nível de tecnologia avançado: identifica veículos, faz reconhecimento facial e possui até um aplicativo voltado à proteção de mulheres vítimas de violência. Um município mais seguro está mais apto a atrair investimentos e elevar a qualidade de vida da sua população.”

Em sua fala, o prefeito ainda abordou questões ligadas à sustentabilidade e à adaptação climática, defendendo a necessidade de cidades mais resilientes. Entre os pontos mencionados, ele citou a substituição gradual das frotas municipais de ônibus e caminhões por veículos movidos a biometano ou eletricidade. “São medidas que apontam para um futuro mais limpo, eficiente e alinhado aos compromissos ambientais”, completou.

Por fim, Nunes elogiou a gestão do presidente do CIOESTE, Guto Issa. “Ele tem uma capacidade enorme de aglutinar pessoas em torno dele. Isso é essencial para conduzir um consórcio com tantos municípios e agendas importantes.”

A postagem CIOESTE agora é formado por 14 cidades e oficializa entrada da Capital em união histórica com São Paulo apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar

Prefeito Josué usou verba durante a Covid-19 para fazer passarela, mas não entregou

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaDurante a pandemia de Covid-19, a prefeitura de Vargem Grande…

Vargem Grande Paulista e SENAI abrem inscrições para cursos gratuitos

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaAs incrições vão até março com cursos gratuitos para a…

Região Oeste ganha novo Shopping Center em julho

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaO Shopping Central Park está localizado entre as cidades de…

Governo de SP entrega pavimentação de vicinal entre Vargem Grande Paulista e Itapevi

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaMelhorias contemplam quase 10 km, que atende produtores rurais e…