A Baixada Santista, no litoral paulista, enfrenta um surto de meningite em 2025, com um total de 50 casos confirmados, 7 suspeitos e 2 óbitos. As cidades de Praia Grande e Santos registraram as mortes. Guarujá e São Vicente lideram o número de casos confirmados.
Em Praia Grande, uma estudante de 11 anos da rede pública faleceu no dia 26 de outubro, após ser diagnosticada com meningite tipo C. A jovem estava internada no Hospital Irmã Dulce. A cidade também confirmou um segundo caso em um aluno de dois anos de uma creche municipal, que está recebendo tratamento no Hospital das Clínicas, em Mogi das Cruzes. As autoridades sanitárias de Praia Grande investigam um novo caso suspeito.
Santos contabiliza 6 casos de meningite e 1 óbito em 2025. A vítima fatal, um homem de 57 anos, morreu em julho. A administração municipal ressalta que todos os casos têm causas distintas. Em 2024, a cidade registrou 20 casos e 2 mortes. A prefeitura enfatiza a importância da vacinação e de medidas preventivas para conter a disseminação da doença.
Guarujá, uma das cidades mais afetadas na região, registra 14 casos de meningite este ano, segundo a Secretaria de Saúde.
São Vicente também apresenta um número elevado de casos, com 14 registros. A prefeitura informa que a vacina contra a meningite está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e no posto de vacinação do shopping Brisamar, de segunda a sábado, das 10h às 18h.
Itanhaém e Peruíbe confirmaram 4 casos de meningite cada em 2025. Peruíbe também investiga 7 ocorrências suspeitas.
Mongaguá confirmou 3 casos de meningite em 2025 e descartou 3 suspeitas. Em 2024, a cidade registrou 3 casos da doença e 1 morte. A prefeitura intensificou as ações de busca ativa e campanhas itinerantes em escolas da rede municipal. Todas as unidades de saúde oferecem vacinação e a prefeitura divulgou as seguintes taxas de cobertura: Meningocócica C (40,85%), Meningocócica conjugada (1º reforço) (33,26%), Pentavalente (DTP/HepB/Hib) (63,84%), Pneumocócica 10 (64,96%) e Pneumocócica 10 (1º reforço) (65,40%).
Cubatão registra 3 casos de meningite neste ano.
Fonte: g1.globo.com
