Após a prisão de um ex-presidente do INSS e de outras oito pessoas, suspeitas de envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas, e diante de relatos de pessoas que assediam segurados na porta de agências prometendo agilizar processos, surge a questão: como evitar cair em golpes relacionados ao INSS?
Um especialista na área previdenciária oferece um conselho crucial: “A regra de ouro é não pagar nada sem receber”. Segundo o advogado, presidente de um instituto de direito previdenciário, golpistas frequentemente induzem vítimas a adiantarem pagamentos sob a promessa de acelerar processos judiciais. Outra tática comum é solicitar o pagamento antecipado de honorários advocatícios, com a falsa garantia de que isso liberará o dinheiro de ações judiciais.
O advogado enfatiza que não é necessário pagar impostos ou taxas para receber pensões e aposentadorias. Qualquer tributo deve ser pago somente após o recebimento do benefício. Além disso, ele alerta que advogados de processos judiciais devem receber seus honorários depois que o cliente receber o valor devido, e não antes.
A regra fundamental, portanto, é clara: qualquer pagamento deve ser efetuado somente após o dinheiro estar disponível na conta do segurado. A recomendação visa proteger os beneficiários do INSS de fraudes financeiras que exploram a vulnerabilidade de quem busca seus direitos previdenciários. O especialista reforça a importância de desconfiar de promessas de agilização mediante pagamento antecipado, ressaltando que os procedimentos oficiais do INSS não envolvem esse tipo de exigência.
Fonte: g1.globo.com

