A seleção brasileira feminina de handebol iniciou sua jornada no Mundial, sediado em Stuttgart, Alemanha, com uma vitória expressiva sobre Cuba. Em partida disputada nesta quinta-feira (27), as “Leoas” demonstraram superioridade, fechando o placar em 41 a 20, na primeira rodada do Grupo G.
A veterana Alexandra Nascimento, carinhosamente conhecida como Alê, e a estreante em mundiais, Jamily Felix, foram os destaques da equipe, marcando sete e seis gols, respectivamente. Jéssica Quintino, ponta-direita, também brilhou em quadra e foi eleita a MVP (Most Valuable Player), a melhor jogadora da partida.
Desde o apito inicial, a equipe brasileira impôs seu ritmo. No primeiro tempo, as Leoas já lideravam o placar com uma vantagem de 18 a 13. Na segunda etapa, o domínio se acentuou, e aos seis minutos, a diferença já era de dez gols, com o placar marcando 24 a 14. O técnico Cristiano Rocha aproveitou a vantagem para rodar o elenco, dando oportunidade para jogadoras do banco mostrarem seu valor. A intensidade da equipe se manteve até o final, consolidando a vitória por 41 a 20.
A seleção brasileira busca o bicampeonato mundial. Em 2013, o time, que já contava com Alê, conquistou o primeiro título mundial de sua história. Um ano antes, Alê havia sido eleita a melhor jogadora do mundo. Após um hiato de quatro anos dedicado à maternidade, a atleta de 43 anos está de volta à seleção, defendendo atualmente o clube Handball Erice, da Itália.
O Mundial conta com a participação de 38 seleções, divididas em oito grupos de quatro. As três melhores equipes de cada grupo avançam para a etapa principal, o Main Round. Nesta fase, serão formados quatro novos grupos, levando em consideração os pontos conquistados na primeira fase. Apenas os dois melhores de cada grupo do Main Round se classificarão para as quartas de final. A partir daí, todas as fases serão eliminatórias até a grande final, programada para o dia 14 de dezembro.
O próximo desafio do Brasil será contra a República Tcheca, no sábado (29), às 14h (horário de Brasília). Em caso de vitória, a seleção garantirá a classificação para a próxima fase. Na sequência, o Brasil enfrentará a Suécia, na segunda-feira (1º de dezembro), às 16h30.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
