© Marcello Casal JrAgência Brasil
Compartilhe essa Matéria

O próximo fim de semana promete trazer condições climáticas adversas em várias regiões do Brasil, com destaque para a previsão de chuvas intensas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta sobre temporais previstos para o Sul e Sudeste, além de chuvas significativas no Norte e Nordeste do país.

Previsão para Sábado e Domingo

Para o sábado, as condições de instabilidade climática são mais acentuadas nas regiões Sudeste e Sul. O estado de São Paulo e o litoral de Santa Catarina devem enfrentar chuvas persistentes e volumosas. No Nordeste e Norte, a expectativa é de chuvas intensas, especialmente no sul da Bahia.

No domingo, as previsões indicam chuvas em todo o litoral paulista e na região de Itapetininga, além de áreas do norte do Maranhão e do leste da Bahia. O sul de Minas Gerais terá chuvas isoladas, enquanto a precipitação no Centro-Oeste se limitará ao extremo sul de Mato Grosso do Sul.

Situação no Norte e Sul

O Norte do Brasil deverá enfrentar um clima instável, com chuvas e trovoadas em quase todos os estados, exceto no Acre, Rondônia e Tocantins. Por sua vez, o Paraná e Santa Catarina continuarão chuvosos, enquanto o Rio Grande do Sul terá clima mais estável.

Ciclone e Impactos no Início da Próxima Semana

Na segunda-feira, a previsão é de temporais em todo o Sul do Brasil, em decorrência da formação de um ciclone. No Sudeste, esperam-se chuvas no sul e oeste de São Paulo, além de pancadas isoladas em diversas regiões. O centro-sul de Mato Grosso do Sul e o noroeste de Mato Grosso também serão afetados.

Em relação ao Nordeste, chuvas fracas e isoladas estão previstas ao longo do litoral, com maior intensidade no Maranhão e no Recôncavo Baiano. Já no Norte, a previsão é de chuvas abrangentes em todo o Amazonas e persistentes no Pará, Roraima e Amapá.

Alerta da Defesa Civil de São Paulo

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta sobre os riscos de chuvas fortes e ventos intensos em várias áreas do estado durante o fim de semana. Para o sábado, são esperadas chuvas persistentes em grande parte do território paulista, especialmente nas regiões próximas à divisa com o Paraná, Bauru, São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e São José dos Campos.

No domingo, apesar de uma possível diminuição da intensidade das chuvas, a umidade proveniente do oceano deverá manter o clima instável, principalmente no litoral, na faixa leste e na região central do estado.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Você Também Pode Gostar

Segurança Reforçada no Rio: PM Detalha Megaoperação para Feriados Prolongados de Tiradentes e São Jorge

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaCom a proximidade dos feriados de Tiradentes (21 de abril)…

Acidente fatal na Band: Sindicatos denunciam precarização e sobrecarga no jornalismo

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA trágica perda do cinegrafista Rodrigo Lapa e da repórter…

Pernambuco Registra Aumento no Número de Mortes Devidas a Temporais

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaO estado de Pernambuco enfrenta uma grave crise devido às…

Belém e Ananindeua em Emergência: Governo Federal Mobiliza Apoio Contra Chuvas Intensas

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA população de Belém e Ananindeua, municípios do Pará, enfrenta…