© Divulgação Ministério da Saúde
Compartilhe essa Matéria

Brasil registra um aumento no número de fumantes pela primeira vez em 20 anos, interrompendo uma longa trajetória de queda. Uma pesquisa recente do Ministério da Saúde revela que a proporção de adultos fumantes nas capitais do país subiu de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024, representando um crescimento significativo de 25% em apenas um ano.

O aumento repentino despertou preocupação entre as autoridades de saúde. Um médico da família e comunidade sugere que a popularização de novos produtos relacionados ao tabaco, como os cigarros eletrônicos, pode ser um fator determinante, especialmente entre os jovens.

“Acredito que tem muita relação direta com as novas formas associadas ao fumo. Porém, na última década, nós vemos um aumento expressivo, principalmente por conta do cigarro eletrônico, o vape. A partir de outros tipos de cigarro, o cigarro de palha, por exemplo. Então, por isso o aumento expressivo”, explica o médico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como uma pandemia global, sendo a principal causa de morte evitável, responsável por aproximadamente 8 milhões de óbitos anuais. O especialista destaca que o cigarro pode causar mais de 50 tipos de doenças, incluindo cardiovasculares, respiratórias e cerca de 10 tipos de câncer.

“Existem riscos inúmeros associados ao cigarro, não só a dependência química, mas também as complicações físicas”, reitera o médico.

Além dos riscos para os fumantes ativos, o especialista alerta para os perigos do tabagismo passivo, que afeta aqueles que convivem com fumantes.

“Porque aquelas pessoas que convivem com aquele fumante, têm um risco associado também a doenças crônicas, principalmente, a gente fala da própria correlação, inclusive, de neoplasias, o câncer de pulmão. Então, é muito importante procurar ajuda”, acrescenta.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar

Cultura anuncia datas para consultorias públicas da PNAB 2024 com a classe artística e agentes culturais em Osasco

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaA Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco iniciará na…

Saúde convoca a população para dose de reforço contra a febre amarela

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaConfira a unidade de saúde mais próxima de sua residência…

Cidades de São Paulo registram diminuição de até 96% nos números de criminalidade com uso de totens de segurança

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa MatériaCotia, Diadema e São Vicente estão entre os municípios que…

Barueri abre novos cursos de geração de renda 

Compartilhe essa Matéria
Compartilhe essa Matéria A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri…