O Governo Federal anunciou um reajuste salarial para os membros da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, contemplando também a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar dos antigos Territórios Federais e do antigo Distrito Federal. A medida foi formalizada por meio de Medida Provisória assinada nesta segunda-feira (1º).
O reajuste será implementado em duas parcelas, com a primeira prevista para dezembro de 2025 e a segunda para janeiro de 2026. Os índices percentuais de aumento variam de acordo com o cargo, classe, posto ou patente de cada membro das forças de segurança.
Para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do DF, o reajuste acumulado entre 2025 e 2026 oscilará entre 19,6% e 28,4%. Já para os policiais militares e bombeiros dos ex-territórios, o reajuste total será de 24,32%, dividido em duas parcelas iguais de 11,5%, a serem pagas em dezembro de 2025 e janeiro de 2026.
No caso da Polícia Civil do Distrito Federal, o reajuste varia de 27,27% para a categoria especial e 24,43% para a terceira categoria, também dividido em duas parcelas a serem pagas nos mesmos períodos.
A medida provisória também prevê a atualização do auxílio-moradia para as categorias abrangidas pelo reajuste. O auxílio será reajustado em duas etapas, com um aumento de 11,5% em dezembro de 2025 e outro de 11,5% em janeiro de 2026.
Os antigos Territórios Federais do Brasil, que incluem Amapá, Rondônia e Roraima, passaram por um processo de transformação em estados. Após essa mudança, os servidores civis e militares que atuavam nessas regiões foram incorporados ao quadro da União, o que gerou a necessidade de regularização de seus direitos trabalhistas.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
