O empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, foi preso pela Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta terça-feira. A detenção ocorreu quando ele tentava embarcar para fora do Brasil. Vorcaro permanece sob custódia na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.
A prisão faz parte da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de desmantelar um esquema de emissão de títulos de crédito fraudulentos por instituições financeiras integrantes do Sistema Financeiro Nacional.
A ação da PF cumpre um total de cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão, abrangendo os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e o Distrito Federal.
As investigações tiveram início em 2024, a partir de uma requisição do Ministério Público Federal para apurar a suposta criação de carteiras de crédito falsas por uma instituição financeira.
De acordo com a Polícia Federal, os títulos irregulares teriam sido comercializados para outro banco e, após a detecção das irregularidades pelo Banco Central, substituídos por outros ativos sem a devida avaliação técnica.
A prisão de Vorcaro acontece um dia após o anúncio da Fictor Holding Financeira sobre a aquisição do Banco Master.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
